O Conselho desenvolveu e implementou três atualizações na plataforma de emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A principal é a possibilidade de duplicar o conteúdo de uma ART já registrada, atendendo a uma solicitação recorrente dos profissionais. Tal funcionalidade permite gerar uma nova Anotação com as mesmas informações de uma já cadastrada, sem a necessidade de preencher novamente os dados requeridos. O recurso está disponível para ARTs com status ‘Enviada’, ‘Registrada’ ou ‘Baixada’, desde que desenvolvidas a partir de março de 2014, no modelo eletrônico da Resolução 1025 do Confea.
O outro recurso que é novidade está nos rascunhos, que passam a ser armazenados em nuvem. Com isso, o preenchimento pode ser iniciado em qualquer dispositivo – como celular, tablet ou computador – e, caso seja necessário continuar a emissão de outro aparelho, as informações ficam arquivadas. A função também é válida para quem precisa registrar mais de um ART, já que podem ser salvos diferentes rascunhos ao mesmo tempo.
Por fim, a terceira melhoria implementada está na nova tela de consulta, que localiza documentos registrados e rascunhos salvos. A atualização facilita a organização e o acompanhamento das ARTs em andamento, propiciando mais controle ao usuário.
Para a presidente Eng. Lígia Mackey, as mudanças refletem o compromisso permanente em desburocratizar o Conselho para oferecer mais praticidade aos profissionais. “A funcionalidade de duplicação da ART, por exemplo, era uma demanda desejada que traz mais facilidade para o dia a dia. Sabemos que a nossa rotina exige agilidade e cada melhoria implementada otimiza nossos fluxos”, afirma.
As atualizações atendem às principais demandas dos profissionais registrados no Crea-SP, visto que, em 2024, foram mais de 1,78 milhão de ARTs emitidas, enquanto, somente no início deste ano, o Conselho já soma 420 mil Anotações geradas. Ou seja, com o aprimoramento, há redução no tempo de emissão dos documentos e ganhos em praticidade e eficiência, elevando continuamente a qualidade dos serviços da autarquia.
Produzido pela CDI Comunicação